Existe uma argumentação por parte dos protestantes sobre nossa relação com os santos e Nossa Senhora que é muito controvertida. Eles nos chamam de idólatras, afirmando que adoração, veneração, culto, etc... são sinônimos e que nenhum destes atos é devido aos santos ou a Maria. Isto é um erro grotesco!
Em primeiro lugar, quando existem duas palavras distintas para designar algo ou uma ação, é porque cada uma delas dá um matiz diverso da coisa ou da ação designada. Se duas palavras são absolutamente idênticas, a língua tende a eliminar uma delas. Assim, adorar não é venerar, muito menos idolatrar. Cada uma dessas palavras tem sentidos diferentes, mas os nossos irmãos protestantes fazem vista grossa para justificar sua falta de comunhão com os santos e com Nossa Senhora. Adorar significa reconhecer alguém como Deus, criador de todas as coisas. Idolatrar significa, em sentido oposto, a ação de adorar uma criatura em vez de adorar o Criador. Porém, a ação de adorar e a ação de idolatrar são materialmente idênticas, mas formalmente são opostas.
Um médico cirurgião e um esquartejador materialmente agem da mesma forma: rasgam a pele de um ser humano com instrumento perfuro-cortante (bisturi ou punhal). Entretanto, formalmente suas ações são opostas, pois um tem por fim curar o homem, enquanto o outro visa tirar a vida do homem. Assim quem adora a Deus e quem adora o ídolo materialmente fazem as mesmas coisas, que formalmente são opostas. Por isso é que existem as palavras adorar e idolatrar. Seguindo a lógica torta dos protestantes, que usam as palavras adorar, venerar, idolatrar e amar como sinônimos, quando disséssemos: "Eu adoro churrasco" estaríamos dizendo que o churrasco é o Criador do céu e da terra, pois esse é o significado correto de adorar! Quando outra pessoa dissesse: "Amo extremamente meus filhos", estaria cometendo ato de idolatria, já que, na visão dos protestantes, amar extremamente é o mesmo que adorar, idolatrar, venerar, amar, etc.... Que absurdo!!!
É muito importante diferenciar os cultos prestados pela Igreja:
Latria = adoração – a Santíssima Trindade
Dulia = veneração - aos Santos e Anjos
Hiper Dulia = super veneração – a Nossa Senhora Mãe de Deus
Proto – Dulia = primeira veneração – a São José.
Nenhum católico que conhece e vive sua doutrina de forma correta e verdadeira olha para uma imagem de Nossa Senhora e dos santos julgando que sejam Deus e a adoram. Se alguém abusa do culto de dulia de um santo e de sua imagem, e passa da veneração a idolatria, isso é um abuso condenável, mas que não proíbe, nem invalida o culto de dulia de um santo ou de sua imagem. Nós as veneramos tal qual como veneramos o retrato de nossa mãe. Desde os primeiros séculos os cristãos pintaram e esculpiram imagens de Jesus, de Nossa Senhora, dos Santos e dos Anjos, não para adorá-las, mas para venerá-las. As catacumbas e as igrejas de Roma, dos primeiros séculos, são testemunhas disso. Só para citar um exemplo, podemos mencionar aqui o fragmento de um afresco da catacumba de Priscila, em Roma, do início do século III. É a mais antiga imagem da Santíssima Virgem, uma das mais antigas da arte cristã, sobre o mistério da Encarnação do Verbo. Mostra a imagem de um homem que aponta para uma estrela situada acima da Virgem Maria com o Menino nos braços. O Catecismo da Igreja traz uma cópia dessa imagem. Os cristãos, desde os primeiros séculos, entenderam, sob a luz do Espírito Santo, que Deus nunca proibiu fazer imagens, e sim “ídolos”, deuses, para adorar. O povo de Deus vivia na terra de Canaã, cercado de povos pagãos que adoravam ídolos em forma de imagens (Baals, Moloc, etc). Era isso que Deus proibia terminantemente. Sem entrar em muitos detalhes, a prova de que Deus nunca proibiu imagens, é que Ele próprio ordenou a Moisés que fabricasse imagens de dois Querubins e que também pintasse as suas imagens nas cortinas do Tabernáculo. Muita coisa poderia ser dita a esse respeito, mas não cabe me prolongar ainda mais.
(continua no próximo Post)
Texto retiro do Formspring de Renato Varges
Muito bom Theo! no Form tem trechos complementares desta resposta falando da comunhão dos santos, vc poderia postar aqui!
ResponderExcluirForte abraço